Em plena era dos equipamentos digitais, mesmo diante das diversas opções de captação de imagens e da agilidade do sistema digital, o Super-8 mantém-se na ativa no Brasil e no Exterior.

Muitos dizem que o Super-8 está com os dias contados, porém é cada vez mais utilizado como forma de linguagem e estética visual, uma vez que nenhum filtro ou programa consegue simular sua textura, grão, cores e variações.

Se realmente o Super-8 estivesse com os dias contados, a Kodak não estaria fabricando novos filmes nesta bitola, substituiu os antigos Tri-X 7278 e o Plus-X 7276 por versões melhoradas, Tri-X 7266 e Plus-X 7265, além de fabricar também os modernos Vision-2 200T e 500T. Quanto ao Kodachrome-40, este não é mais fabricado desde 1 de agosto de 2006, mas só foi tirado do mercado devido ao processo de revelação que envolve mercúrio, proibido em diversos países, porém a Kodak já havia lançado em 2005 o Ektachrome-7280 64T, para substituí-lo. Além destes formatos tradicionais, existem no mercado profissional várias outras alternativas híbridas, fornecidos por laboratórios independentes que remanufaturam película de outras bitolas e formatos, cortando e re-perfurando para Super-8, os tipos mais difundidos são os excelentes Fuji Provia 50D, Fuji Velvia 400D e do surpreendente filme P&B ASA10 HI-CON-BW 10 além da família de negativos Vision2 disponíveis a partir de ASA 50 até ASA 800 daylight e tungstênio.

Mesmo na publicidade em que o dinheiro não é escasso, o Super-8 tem seu espaço garantido. Inclusive o melhor comercial alemão de 2004 do Volkswagen Golf, foi rodado em Super-8.

Dia 8 de maio de 2005 foi comemorado o dia mundial do Super-8, há 40 anos atrás esta bitola foi lançada pela Kodak. Para comemorar a data em 40 cidades do mundo foram feitos exibições e eventos comemorativos. http://www.super8.ch/globalsuper8day/index.html