Tudo que você precisa saber para fazer seu filme em Super-8
 
     
  1. Quanto custa o rolo Super 8 ?  
  Cada rolo custa entre: 13 a 20 US$
Processo: 14 a 16 US$
Frete via correios
EUA-BRASIL-EUA-BRASIL: 15 US$
 
     
  2. Qual a duração de cada rolo?  
  Os rolos são de 50 pés ou seja 15 metros e tem uma duração de 3 minutos e 10 segundos quando filmado a 18fps. Se for filmado em 24 fps dura aproximadamente 2 minutos e 50 segundos.  
     
  3. Onde posso comprar e revelar Super-8 ?  
  YALE FILM & VIDEO
10555 Victory Blvd.
North Hollywood, CA 91606
Fone:(1) (818) 508-9253
http://www.yalefilmandvideo.com
Excelente laboratório com serviço profissional, fazem Puch e Pull com perfeição, envio rápido e eficiente. Pagamento somente por cartão de credito.
Não revelam o filme Kodachrome 40.

PRO8MM
2805 W. Magnolia Blvd.,
Burbank, CA
Fone(1) (818) 848-5522
Fax: (1) (818) 848-5956
info@pro8mm.com
http://www.pro8mm.com/
Laboratório com serviço profissional, fazem Puch e Pull, envio rápido e eficiente.
Pagamento somente por cartão de credito.
Revelam o filme Kodachrome 40.

RB MOVIE HOUSE – BRASIL
Roberto Buzzini
Fone: (11) 4708 1530
Cel: (15) 9712 6966
rbmovie@uol.com.br
O Buzzini é um caso especial, diretor de fotografia de larga experiência em longa-metragem, prestou relevantes serviços para os realizadores de Super-8 nos anos 80 e 90. Hoje ele e seu pequeno laboratório artesanal ficaram esquecidos devido a pequena produção na bitola e conseqüente baixo fluxo de trabalho. Em 2005 este laboratório causou sérios danos nas películas enviadas para processo. Inclusive um filme produzido na cidade de Hamburgo na Alemanha foi destruído neste laboratório, não sobrou nada, os produtores não receberam nem um metro de filme de volta, também não foram indenizados pelo mesmo.
Revelam Kodachrome 40 em P&B.
Pagamento antecipado por deposito em conta corrente.

ESTÚDIOS MEGA – BRASIL
Fone: (11) 3823 7377
http://www.estudiosmega.com.br
atendimento@estudiosmega.com.br
Laboratório profissional considerado um dos melhores do mundo pela Kodak.
REVELAM SOMENTE NEGATIVOS.
Pagamento à vista ou faturado para produtoras cadastradas.

 
     
  4. Quais os tipos de filmes Super-8 que são fabricados?  
 
Todos os filmes coloridos fabricados pela Kodak são balanceados para exposição com iluminação à base de tungstênio (3200K). Para luz do dia é ideal utilizar o filtro WRATTEN Nº 85, a maioria das câmeras Super-8 possuem este filtro internamente, para usá-lo basta selecionar o dispositivo.

FILMES NEGATIVOS (SOMENTE PARA FINALIZAÇÃO EM VÍDEO OU HD ATRAVÉS DE TELECINE SD)

 
     
 
KODAK VISION2 500 7218
É o primeiro de uma nova família de filmes para uma nova era de produções cinematográficas. Uma era que exige perfeição, porém com maior eficácia da captura até a pós-produção. Com novas tecnologias registradas para uma estrutura de imagem superior: maior detalhe de sombras e altas luzes; maior reprodução de cores e tons de pele; transferências limpas de telecine; e efeitos especiais sem corte.
Mais informações técnicas: .pdf 3,41Mb
   
KODAK VISION2 200T 7217
É altamente versátil e confiável. Oferece uma excelente estrutura de imagem em uma ampla variedade de condições de iluminação.
Mais informações técnicas: .pdf 2,01Mb
 
     
  FILME COLORIDO REVERSÍVEL PARA FINALIZAÇÃO EM PELÍCULA, VÍDEO OU AMBOS:  
     
 
KODAK EKTACHROME 64T 7280
Este novo filme tem velocidade baixa (64) com boa nitidez e grão moderado. Balanceado para luz de Tungstênio (3200K) Em externas com luz do dia usar o filtro “85b”
Mais informações técnicas: .pdf 98,9Kb
 
     
  FILMES P&B REVERSÍVEIS PARA FINALIZAÇÃO EM PELÍCULA, VÍDEO OU AMBOS:  
     
 
KODAK PLUS-X 7265
É um filme Pancromático preto e branco de média velocidade (100 / 80) . É caracterizado pela excelente nitidez, grão moderado e boa reprodução tonal.
Importante: Devido as suas características técnicas este filme tem sensibilidade variável e deve ser seguido as seguintes indicações:
Daylight (sem filtro) - 100 (iso) Daylight (com filtro) - 64 (iso)
Tungstênio 3200k (sem filtro) - 80 (iso)
Mais informações técnicas: .pdf 46,6Kb
   
KODAK TRI-X 7266
É um filme Pancromático preto e branco de alta velocidade. É caracterizado pela excelente nitidez, grão moderado e excelente reprodução tonal. Como o Plus-X acima, há uma ligeira diferença de ASA com base no tipo de iluminação. Quando utilizado em luz solar brilhante, deve-se tomar cuidado para evitar a superexposição deste filme devido à alta velocidade.
Daylight (sem filtro) - 200 (iso)
Tungstênio 3200k (sem filtro) - 160 (iso)
Mais informações técnicas: .pdf 49,5Kb
 
     
  5. A Viabilidade do projeto:  
 
Super-8 não tem mais banda magnética para o áudio, desta forma nos filmes finalizados em película o áudio é gravado em um CD que rodará separado sem nenhum sistema de sincronia confiável, quer dizer: esqueçam diálogos onde apareça a boca dos atores e ruídos “sincados” do tipo: porta batendo ou mesmo um telefone tocando.
Outro aspecto importante a ser levado em conta são as locações, pois a película mais sensível disponível no mercado é o TRI-X 7266 (ISO 200 Daylight e ISO 160 Tungstênio 3200k) levando em conta ainda a baixa latitude, característica de todas as películas Super-8 (3 pontos). Esqueça grandes planos abertos em externas noturnas e de preferência use o diafragma da câmera em manual.
 
     
  6. Posso passar o Super-8 para vídeo?  
 
Sim. O nome deste processo é telecinagem. Existem diversas técnicas disponíveis para se telecinar Super-8, desde o equipamento digital de ultima geração da Mega em São Paulo, passando por conceituadas empresas que utilizam os telecines “Shandow” da Thomson nos EUA como a Cinelab, Flying Spot Film Transfer, Spectra, Pro8mm e Yale Film & Vídeo até “picaretas” no Brasil, EUA e Europa, estes utilizam os sistemas de transfer direto para câmeras de vídeo, técnica que nunca apresentou um resultado satisfatório. Existe também um método bastante rústico apelidado de “telechinelagem” que em muitos casos fica com uma qualidade impressionante. A grande vantagem deste método sobre as telecinagens e transfers no exterior é poder acompanhar o processo e fazer a marcação de luz (clarear ou escurecer determinada cena) no momento do telecine.
 
     
  7. Onde posso fazer o Telecine do meu Super-8?  
 
O melhor telecine de Super-8 que conheço é aqui no Brasil, na Mega o problema é o preço. No exterior é sempre um risco quando não se acompanha o processo de marcação de luz. Telecinei duas vezes na Pro8mm que é uma empresa com bons equipamentos e nas duas não gostei do resultado.
Para os alunos do Teccine da PUCRS a universidade vai ceder um estúdio e uma DVX100 para fazer o telecine.
 
     
  8. Como se monta o Super-8 ?  
 
O processo é totalmente manual e requer uma certa habilidade. É importante frisar alguns aspectos do Super-8 quanto à sua finalização:
O Super-8 tradicional é um filme reversível, ou seja, não apresenta resultado final negativo, e sim positivo, pronto para projeção. Isso significa que qualquer erro, como um corte errado, um risco no filme ou mesmo amassá-lo inadvertidamente, significa perder o material original.
Por esse motivo, a montagem do Super-8 deve ser cuidadosamente planejada com antecedência, junto ao roteiro, pois não funciona como o 16mm ou 35mm, que tendo uma cópia de trabalho, é possível montá-lo e desmontá-lo à vontade pois o negativo estará preservado. O Super-8 reversível não tem negativo.
A princípio o Super-8 é filho único, ou seja, a menos que você faça uma cópia do seu filme você estará montando o material original, então todo o cuidado é pouco! O mais recomendável é telecinar o material na mesma ordem que chegou do laboratório para facilitar o primeiro corte na moviola, editor ou coladeira. Para preservar a película e de posse do material já telecinado, você monta o filme em uma ilha de edição, fazendo um “cut list”. Depois do material montado em vídeo e com a sua “cut list” na mão você começa separando as tomadas uma a uma, nesta etapa você não precisa utilizar a moviola basta a coladeira ou uma tesoura mesmo. Depois de todo o material separado e identificado, você pode começar a montar (pelo início). Para esta etapa você precisa ter uma moviola ou editor e uma coladeira ou um projetor e uma coladeira e seguir sua “cut list”.
 
     
  9. Como faço as emendas no Super-8 ?  
     
 
Com as emendas do mesmo fabricante da coladeira (Hamma, Fuji ou Kodak) ou com Durex. Eu uso Durex, dá um pouco de trabalho mas é mais resistente e mais barato.
 
     
  10. Posso fazer uma cópia positiva do material montado?  
  Sim. Mas lembre que você vai perder luminosidade e contraste.  
     
  11. Onde faço a cópia e quando custa?  
  2,80 Euros por metro + frete.
ANDEC Filmtechnik
Fone: (49)(30) 691 7036
Fax: (49)(30) 693 0321
http://andecfilm.de/
Berlin - Alemanha
 
     
  12. E o som como faço?  
 
A sonorização em Super-8 é uma limitação que acaba abrindo espaço para a experimentação e a linguagem. Há pouco mais de 10 anos atrás ainda eram fabricados cartuchos sonoros de Super-8, o que significava que era possível filmar em S-8 com SOM DIRETO, ou seja, som captado na hora e gravado na película junto com a imagem. Isso porque as câmeras sonoras possuíam uma cabeça similar a de um gravador cassete, que gravava o som na banda magnética das películas sonoras juntamente com o registro das imagens do filme.
Assim, o filme estava praticamente pronto ao término das filmagens, faltando apenas a montagem.
Atualmente, esse processo não existe mais porque não há mais filmes sonoros em Super-8. O que normalmente se faz:
Para festivais com exibição em película, o som é gravado em um cd que toca separadamente, sem sincronia. O mais indicado é usar somente trilha sonora.
Para os festivais com exibição em vídeo é tudo mais fácil e o áudio pode ser finalizado da maneira da tradicional como é feita em 16mm ou 35mm.
 
     
  13. É verdade que pode-se colocar uma pista de banda magnética no Super-8 ?  
 
Sim. Mas cuidado. Eu nunca vi uma banda magnética colocada com perfeição que não invada a janela de projeção e se solta facilmente.
 
     
  14. Recursos das câmeras de Super-8:  
 
As câmeras de Super-8 possuem diferentes estágios de recursos, desde os mais simples destinados aos amadores, até os mais sofisticados que podem ser usados até por profissionais. As câmeras mais simples possuem diafragma automático, obturador fixo em 180 graus, velocidade de captação fixa em 18 fotogramas por segundo e por vezes foco automático. Conforme os modelos vão se sofisticando, a primeira coisa que acrescentam é diversidade na velocidade, podendo variar entre 18, 24 e 36 f.p.s., sendo que algumas identificam esta última como "slow motion" ou câmera lenta. Depois, diafragma variável manual, permitindo que o valor-f seja travado a fim de que não mude conforme a luz da cena se altere. A maioria das câmeras simples possui um botão BLC, que quer dizer Back Light Compensate, única opção de ajuste manual de diafragma, caso o assunto em quadro possua uma forte contra-luz. O diafragma abre mais do que o indicado pelo fotômetro para evitar a sub-exposição do assunto, mas mesmo assim sem um controle rígido por parte do usuário. As câmeras com diafragma manual não necessitam desta opção.

Algumas câmeras ainda possuem a opção de quadro-a-quadro, por vezes indicado com o número 1 junto ao botão de velocidade da câmera. Com exceção da Canon 1014XLS, que é sonora, todas as demais câmeras que permitem o quadro-a-quadro, muito útil para animação stop-motion e efeitos diversos, são mudas. Todas as câmeras possuem zoom (antigas e raríssimas são as câmeras de lente fixas).

Todas as câmeras também possuem teste de bateria (a maioria trabalha com pilhas comuns tipo AA), conta-giros em pés ou em metros e filtro âmbar tipo 85 embutido. Este filtro é necessário porque todos os filmes coloridos são fabricados com balanceamento cromático de tungstênio e quando se vai filmar em luz do dia, é necessário ajustar a câmera para este tipo de luz. Normalmente, a câmera possui ícones simples, como uma lâmpada para indicar a posição sem filtro e um sol para indicar com filtro. Nas câmeras Canon, a posição normal é com filtro e quando se vai filmar com luz artificial, é necessário apertar um botão para remoção do filtro.